Na hora da dedetização surgem diversas dúvidas em nossa cabeça: O que fazer? Preciso sair de casa? São várias mesmo, tanto que temos um artigo sobre estas dúvidas: Como preparar a casa para dedetização?
Mas, além de todas as perguntas já respondidas, existe uma que perturba boa parte dos contratantes do serviço:
A dedetização tem risco de matar as minhas plantas?
A resposta é simples: a dedetização tradicional funciona com a pulverização do veneno pelo ambiente e este método pode, sim, trazer riscos às plantas da casa. É preciso tomar alguns cuidados para que o veneno mate apenas as pragas, e não as plantas.
O ideal para preservá-las é retirar todas as plantas de casa antes da dedetização. Dessa forma, elas não serão pulverizadas pelo veneno e não correm risco de morrer.
Algumas espécies fortes são mais resistentes, como as famosas comigo ninguém pode, mas coloque todas as plantas de volta ao ambiente 24h após a dedetização para não haver riscos. Este é o melhor método para evitar a morte das plantas com a pulverização.
Outra coisa importante de lembrar é que os venenos químicos para controle de insetos e pragas não devem ser aplicados por pessoas sem capacitação. Alguns riscos, como excesso de pulverização, podem matar as plantas e oferecer danos aos moradores mesmo um dia após o processo.
Apesar destes riscos nas formas de pulverizar o inseticida, existem novas técnicas de dedetização no mercado que não trazem danos às plantas e nem precisam esvaziar o imóvel para a aplicação.
Dedetização em gel ou granulado
A dedetização em gel e com granulado já está disponível no mercado brasileiro há mais de uma década, mas ainda é desconhecida pela maior parte da população.
São muitas as vantagens destes dois novos métodos para o tradicional:
- Aplicação sem necessidade de esvaziar o imóvel
- Não traz cheiro
- Sem riscos à saúde
- Muito recomendável para a dedetização de restaurantes
- Ação imediata e duradoura
- Tem alto poder de atração e extermínio de pragas
- Aplicação mais segura para os moradores
- Controle dos insetos em até 48h
A dedetização com gel ou granulado tem todas estas vantagens por um motivo bem simples:
Ao contrário da pulverização, ela aplica o inseticida nos locais com concentração de pragas. É uma aplicação estratégica, não generalizada.
Qual o melhor método?
Com todas essas vantagens dos novos métodos de dedetização, eles são bem melhores que o primeiro, certo? Errado! Não existe um método melhor ou pior, cada um é eficiente em determinadas situações.
A pulverização do imóvel é mais genérica e serve para controlar todas as pragas que podem invadir a casa. Enquanto, a aplicação de gel ou granulado é para combater algumas espécies específicas com um cerco de veneno.
A melhor pessoa para dizer qual a opção ideal de dedetização para seu imóvel é um profissional. Chame uma empresa especializada para fazer uma avaliação no ambiente. Assim fica mais fácil saber qual o melhor método para a casa.
Gostei muito da explicação do produto. Tá top. Só preciso que me explique como usar nas plantas e qual quantidade exatamente em cada litro de água. Eu faço da seguinte maneira. Uso cinco iml cada litro de água. E borrifar nas plantas dechando goticolas sem lavar as plantas.
Olá Mamoru. Em relação a manipulação, somente com receituário de químico responsável.