Apesar de invadir edifícios, casas, comércio etc qualquer época do ano, o fato é que as pragas urbanas aumentam em períodos chuvosos. Ocorre, aliás, um aumento significativo, que traz diversos transtornos, inclusive a transmissão de doenças. Entenda aqui quais são as pragas urbanas e os vetores, conheça as doenças causadas e saiba como prevenir e controlar a infestação das pragas.
O que são pragas urbanas e quais seus tipos?
Nos períodos chuvosos, vários animais (especialmente insetos) que vivem nas zonas urbanas ou são a elas atraídos tendem a proliferar. Ou seja, além de ampliar a procriação de algumas espécies, tempos de chuva atraem estes animais para fora de seus esconderijos e habitats.
São espécies como baratas, carrapatos, mosquitos, escorpiões, formigas, cupins, entre outros. São denominadas pragas justamente por trazerem riscos à saúde humana, transtornos à higiene doméstica e à economia.
Dentre eles, alguns são denominados vetores, pois transmitem doenças. Inclusive, muitas dessas doenças são graves e outras podem chegar a ser letais. É o caso do mosquito Aedes Aegypti, vetor da dengue; é também o caso dos ratos, transmissores da leptospirose.
Assim, os tipos de pragas urbanas são os mais variados, indo desde insetos (como os mosquitos) a mamíferos (como os roedores).
Doenças causadas por pragas urbanas
Além das doenças citadas acima, transmitidas por vetores, inúmeras outras chegam junto com as pragas urbanas. Muitos desses animais transitam por locais como redes de esgoto e outros, ainda, são peçonhentos e inoculam veneno no corpo humano.
Trazemos aqui algumas das doenças causadas por pragas urbanas, seguida do agente responsável:
Amebíase: formigas
Febre amarela e dengue: Aedes Aegypti
Gastroenterite: baratas
Peste bubônica: roedores
Febre tifoide: moscas.
No entanto, você não precisa se assustar com essas informações. Trazê-las ao público e procurar conhecer mais sobre o assunto nos dão a possibilidade de melhor lidar com as pragas urbanas, especialmente de forma preventiva.
Como prevenir?
A melhor abordagem dos problemas é, via de regra, a prevenção. Não é diferente neste caso: a prevenção de pragas urbanas é extremamente eficaz e evita enormes dores de cabeça.
No ambiente doméstico, que mais sofre com a infestação desses visitantes indesejados, o grande segredo é a manutenção de um espaço limpo, bem higienizado. Muitas dessas pragas são atraídas por sujeira e restos de comida, à cata de alimentos.
Além disso, nunca deixe água acumulada parada, pois é um ambiente propício à proliferação de mosquitos vetores de doenças, como o Aedes Aegypti.
Outra dica simples e muito eficaz é isolar os pontos de entrada dos animais. Tampar ralos, colocar telas finas nas janelas, abaixar a tampa do vaso sanitário são medidas simples que, literalmente, impedem o acesso das pragas a sua residência.
Quanto às doenças típicas desse período, mantenha sua vacinação em dia. Mesmo com as medidas de segurança, ainda há riscos. Além disso, fique atento às políticas públicas e orientações dos agentes de saúde. Não se esqueça que o problema das pragas urbanas atinge a coletividade e é como tal que a luta contra eles é mais eficiente.
Dedetizadora SP 24 horas
Esperamos ter esclarecido um pouco sobre o aumento das pragas urbanas em período chuvoso. Como vimos, esse é um problema, na verdade, atemporal. Apesar de épocas chuvosas necessitarem de muito mais atenção, o fato é que vários são os fatores que podem atrair pragas a um determinado local. E as infestações desses animais são um verdadeiro transtorno.
Se você está com problema de infestação de pragas urbanas, é recomendada a atenção profissional. Nós da Dedetizadora SP entendemos que essas situações não têm hora para acontecer e, por isso, temos atendimento 24 horas.
Trabalhamos com dedetização, desratização e descupinização e sanitização de ambientes contra bactérias, vírus, ácaros e fungos.